21 2018-0149

24 99290-8159

SPAS

Posse - RJ

voltar

Petrópolis[1], sede de seu 5º distrito. Possui uma população de cerca de 10.582 habitantes, segundo o Censo brasileiro de 2010, e está localizado a cerca de 40 km do centro do município, e a 100 km da cidade do Rio de Janeiro, no extremo norte da Serra dos Órgãos. O lugar leva este nome desde pelo menos o século XIX.

Posse se estende por ambas as margens do rio Piabanha, aproximadamente a 500 metros de altitude. É também banhada pelo Rio Preto, que serve de limite com o vizinho município de Areal e onde se encontra uma represa produtora de energia elétrica.

A maioria da população se assenta sobre o vale formado pelo rio Piabanha, mas uma grande parte do distrito se localiza a mais de mil metros de altitude, na localidade chamada Brejal - zona onde a agricultura e o ecoturismo são as principais atividades e cujo clima é ainda mais ameno e onde as temperaturas podem chegar a ser extremas durante o inverno. O Brejal é uma extensa área onde muitos agricultores vivem atualmente, possui duas localidades chamadas de Albertos e outra de Jurity.

Além do comércio, a produção de hortifrutigranjeiros e, mais recentemente o turismo, são as principais atividades econômicas da localidade.

Atualmente desenvolve-se o projeto Distrito Industrial da Posse, que visa o estímulo à implantação de indústrias, e o crescimento econômico no distrito. [2]

São localidades da Posse: Ingá, Noêmia Alves Rattes, Xingú, Nossa Senhora de Fátima, Jacuba, Taquaril, Salão Azul, Contrões, Córrego Grande, Córrego Sujo (Tristão Câmara), Granja Cláudia, Nilton Vieira, Morro da Formiga, Santo Antônio, Boa Vista de cima, Boa Vista de baixo.


SPA do destino